A virtude da Coragem

Chegando a primavera e com ela as flores, o calor, a vida que renasce, todos estavam alegres, inquietos e prontos para falar sobre a virtude da coragem.

Ao chegar à paróquia Isabel encontrou lá fora alguns jovens que estavam procurando o grupo ATITUDE que se reunia toda semana para refletir as virtudes. Prontamente ela os trouxe consigo. Entrando disse: _Meninos e meninas, aqui estão a Gabriela, a Marta e o João. São jovens que chegaram há pouco tempo no bairro, vão frequentar a paróquia e querem fazer parte do nosso grupo.

__Sejam bem vindos, disseram em coro! Sintam-se em casa. __Obrigado! responderam os jovens. Todos se sentaram, fizeram a oração inicial e logo o Artur levantou a mão e corajosamente disse __Posso falar? Estou com vontade de falar o que descobri sobre a virtude da coragem. Não é que eu me considere corajoso, mas descobri algo fabuloso, que a palavra coragem vem do francês medieval "courage", significando grandeza de coração, no sentido de grandeza de espírito. Ser corajoso é ter medo.

__O que? Indagou Tiago, como assim?

__Pois é, aí é que está o segredo do corajoso. Sem medo o corajoso não teria mérito, porque não teria nenhum tipo de superação diante do perigo. O medo é o obstáculo a ser superado e vencido com prudência e responsabilidade, evitando o mal, portanto o medo é o ingrediente essencial para a coragem ser colocada em prática. Existe até o ditado que diz: ”O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante”, porém o segredo maior de se ter coragem é a presença de Deus. O Salmo 27,14 nos diz: “Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor”.

__Que interessante, disse Mila, nunca havia pensado nesta possibilidade. Mas creio que somente em Deus encontramos a coragem necessária. Já li também no livro de Josué 1,9 que Deus lhe diz: “Não fui EU que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois EU o Senhor, o seu Deus, estarei com você por onde andar". Acredito que a coragem nos leva a viver melhor, a estudar com seriedade, a procurar relacionamentos de amizades e até de namoro sadios, até mesmo, ela pode nos conduzir para um futuro na vida adulta com mais maturidade.

__Pois é, ouvindo a Mila falar dessa forma sobre a coragem, disse o Ricardo, me lembrei de uma canção do Legião Urbana, chamada “Há tempos”, em que são colocadas algumas virtudes enfocando a coragem como sinônimo de bondade, num mundo em que ninguém olha pra ninguém. Uma parte dos versos diz assim:

“E há tempos
O encanto está ausente
E há ferrugem nos sorrisos
Só o acaso estende os braços
A quem procura
Abrigo e proteção…

Meu amor!
Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem”...

__Que lindo, disse Isabel. Realmente o mundo hoje às vezes não valoriza os corajosos, até são perseguidos e incompreendidos; mas isso é outra história. Vamos terminar nossa reflexão de hoje com uma tarefa para casa:  todos vão pensar com mais calma sobre o que vimos hoje.