JESUS TINHA OUTROS IRMÃOS?

             Sabemos que na Igreja católica sempre tem alguém perguntando sobre os irmãos de Jesus. Sabemos também que segundo os documentos apócrifos de “A história de José o carpinteiro” o qual está contado com detalhes no livro “Histórias de Maria que a Bíblia não conta”, p. 86. Lá cita os filhos de José: Judas José (Josetos) Tiago, Simão, Tiago e ainda duas meninas, Lízia  e Lídia.

      Nos Evangelhos quando se fala dos irmãos de Jesus, que são Tiago, José, Judas e Simão, estes são primos ou os meio irmãos, como foi citado acima, eram filhos de José com outra mulher e não Nossa Senhora. Ou ainda podem ser primos.

      De fato, São Marcos diz que os irmãos de Jesus eram quatro e ele dá os nomes: "Tiago, Josetos (José), Judas e Simão" (Mc 6,3).  Ele ainda fala em" irmãs de Jesus". Assim, junto com Jesus seriam, no mínimo sete irmãos, todos filhos de José e de Maria, o que não é verdade.

 Descrevendo a cena do calvário (João 19,25). São João fala que lá estavam, junto da cruz de Jesus, cinco mulheres:  sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena

       Descrevendo a mesma cena, São Mateus e São Marcos (Mt 27,56 e Mc 15,40) falam que esta outra Maria era mãe de Tiago (o menor) e de José. Vimos então, que Tiago e José chamados por Marcos de irmãos de Jesus eram filhos da outra Maria, a mulher de Cléofas ou Alfeu  ou  seja lá como fosse o nome da primeira esposa de José segundo o documento apócrifo.

            Esta outra Maria possivelmente  era "irmã " ou prima de Nossa Senhora como disse São João. Logo, Tiago e José eram primos – em primeiro ou segundo graus de Jesus (canônicos) ou irmãos por parte de pai.

 Judas o outro irmão de Jesus é apontado como irmão de Tiago (Lc 6,16) e ele mesmo, na sua, Epístola, fala que é irmão de Tiago (Jd 1).  Logo, ele é também primo de Jesus, o mesmo acontecendo com Simão.

Não podemos explicar esse “IRMÂO” ao pé da letra as expressões pois na língua de Jesus, a palavra IRMÃO era muito elástica. Lá dentro cabia muita gente, não só os irmãos, filhos dos mesmos pais, mas também os primos e outros parentes. Era mais ou menos como a palavra primo, hoje, no Brasil. É também uma palavra muito elástica que não pode ser tomada ao pé da letra, por exemplo, um fulano chega perto de você e diz: Aquele lá é um primo meu". Você toma a palavra primo ao pé da letra e pergunta: "Então, é filho de um irmão de seu pai ou de sua mãe?" Ele responde: "Que nada! É filho do irmão de um tio de meu avô!" .

Realmente, no Brasil, a gente não pode tomar ao pé da letra a palavra primo; A mesma coisa vale para a Palavra irmão na língua de Jesus. Se você fosse perguntar a São Marcos: " Então, aqueles quatro irmãos de Jesus são todos filhos de José e de Maria?". Ele responderia: Que nada! São filhos de uma prima ou irmã da mãe de Jesus, ou ainda filhos apenas de José! "

De fato, o mesmo Marcos diz de Tiago que ele é irmão de Jesus (Mc 6,3), e filho de uma outra Maria (Mc 16,1). (será que a primeira mulher de São José segundo o documento apócrifo se chamava Maria? Não sabemos)

São Mateus também afirma  que se tratava de uma outra Maria" (Mt 28,1). Fala-se muito deste Tiago, irmão do Senhor" (Gálatas1,19), porque ocupava cargos de importância na Igreja dos primeiros cristãos. Assim aquelas pessoas ditas irmãos ou irmãs de Jesus. eram primos e primas ou meio irmãos. Aliás, se Jesus tivesse tido mais irmãos e irmãs, será que na hora de morrer na cruz, iria entregar sua mãe ao apóstolo João que era um estranho e não pertencia à família (Jo 19,27)?

Será que estes irmãos, sobretudo, essas irmãs, iriam permitir uma coisa assim? Não se sabe...De qualquer maneira, tanto os católicos como os evangélicos, ambos tem seus argumentos, mas não convém brigar por causa disto nem convém gastar muito tempo nestas discussões, pois um não vai conseguir convencer o outro. Cada um ficará com a sua convicção que, no fundo, não depende dos argumentos, mas sim do amor. O importante mesmo é imitar o exemplo de Maria. Dizer SIM a Deus em todos os momentos de nossa vida.

 

O QUE ERA IRMÃO NA LÍNGUA DE JESUS ? (aramaico / hebraico))

 

1)"Disse Abraão a Ló: Peço-te que não haja brigas entre mim e ti, nem entre nossos pastores, pois somos irmãos" (Gênesis 13,8). Ora, a Bíblia nos fala que Ló era filho de Arão, e Arão era irmão de Abraão (Gn 11,27-28). Vejam só: Abraão era tio de Ló e chama Ló de irmão.

 

2) "Eleasar morreu e não deixou filhos, mas filhas e estas se casaram com os filhos de Cis seus irmãos"(1Crônicas 23,22). Eleasar e Cis eram filhos de Mooli (1Crônicas 23,21). Logo os filhos de Cis eram primos primeiros das filhas de Eleasar. E a Bíblia falou que os filhos de Cis eram "irmãos" das filhas de Eleasar.

 

Portanto a palavra irmão não era somente para filhos de sangue, mas uma grande extensão de parentesco...