O Primeiro livro de Adão e Eva

O livro tem a finalidade de tornar conhecido fatos relacionados à vida de nossos primeiros pais depois da entrada do pecado no mundo e sua conseqüente expulsão  do Paraíso.

O livro relata a maneira como eles enfrentaram a nova vida fora das fronteiras do Jardim de delícias. Diante de um mundo novo, ao qual desconheciam, acabam por lamentar perderem a glória que tinham quando habitavam no Éden.

O livro relata ainda a maneira como interpretavam os fatos que lhes sobrevinham, como, por exemplo, o primeiro alvorecer, que interpretaram como se um raio estivesse descendo dos céus para exterminá-los. 

Cheio de lances curiosos e pitorescos, o livro é de uma leitura agradável, instrutiva, e nos deixa material suficiente para entendermos a maneira como as primeiras religiões do mundo interpretavam Deus e o relacionava aos fenômenos à sua volta.

Deixamos agora ao leitor um pequeno trecho do livro para sua apreciação

- - -

 

...Depois disso Adão e Eva não pararam de orar e chorar na caverna até que a manhã desceu sobre eles. E ao ver a luz sendo-lhes devolvida, deixaram de ter medo e fortaleceram seus corações.

Então Adão começou a sair da caverna. E quando chegou na boca da caverna, parou e voltou sua face em direção do leste, viu o sol levantar-se em raios brilhantes e sentiu o seu calor no seu corpo; teve medo dele e pensou em seu coração que esta chama vinha para castigá-lo.

Ele chorou então, e golpeou seu peito, e prostrou-se com a face na terra, e fez seu pedido, dizendo: "Ó Senhor, não me castigueis, nem me destruais, nem tireis já minha vida da terra." - Pois ele pensou que o sol era Deus, já que enquanto estava no jardim e ouvia a voz de Deus e o som que Ele fazia no jardim e o temia, Adão nunca vira a luz brilhante do sol, nem seu calor flamejante tocara seu corpo.

Por isso ele ficou com medo do sol, quando seus raios ardentes o alcançaram. Ele pensou que com isto Deus tencionava castigá-lo todos os dias decretados para ele. Pois Adão também disse em seus pensamentos: "Já que Deus não nos castigou com a escuridão, eis que Ele fez este sol nascer para castigar-nos, queimando-nos com seu calor".

Mas, enquanto ele assim pensava no seu coração, a Palavra de Deus veio e lhe disse: "Ó Adão, levanta-te e põe-te em pé. Este sol não é Deus; mas foi criado para iluminar o dia. Foi o que Eu te falei na caverna dizendo que a aurora irromperia e haveria luz durante o dia. Mas eu sou Deus, Aquele que te confortou à noite". E Deus parou de se comunicar com Adão.

Então Adão e Eva saíram pela boca da caverna e caminharam em direção ao jardim. Mas ao aproximarem-se dele, defronte ao portão oeste, do qual viera Satã quando enganou Adão e Eva, encontraram a serpente que se tornara Satã, e que tristemente lambia o pó e se arrastava com seu peito no chão, por causa da maldição de Deus.

A serpente , que antes tinha sido o mais sublime de todos os animais, agora estava mudada e se tornara escorregadia e o pior de todos eles, e arrastava-se sobre seu peito e andava sobre seu ventre. Considerando que fora o mais belo de todos os animais, mudada, tornou-se o mais feio de todos eles. Em vez de alimentar-se do melhor, agora comia o pó. Em vez de habitar, como antes, os melhores lugares, agora vivia no pó.

Enquanto era o mais belo de todos os animais, todos emudeciam perante sua beleza; agora tornara-se abominável. E,novamente, enquanto ela habitara uma bela morada, todos os outros animais para ali acorriam; e onde bebesse, eles também bebiam; agora, depois de se tornar venenosa pela maldição de Deus, todos os animais fugiam de sua morada, e não bebiam mais água que ela bebesse; mas fugiam desta.

Quando a amaldiçoada serpente viu Adão e Eva, inclinou a cabeça, pôs-se sobre sua cauda e, com os olhos injetados de sangue, fez menção de matá-los. E avançou diretamente para Eva e lançou-se atrás dela; enquanto Adão, de lado, chorava por não ter uma vara em suas mãos com a qual pudesse golpear a serpente, e não sabia como matá-la.

Mas, com o coração ardendo por Eva, Adão aproximou-se da serpente e segurou-a pela cauda; quando então ela se voltou em sua direção e disse: "Ó Adão, por causa de ti e de Eva eu sou escorregadia e ando sobre meu ventre". Então, sendo grande sua força, derrubou Adão e Eva e os esmagou, com a intenção de matá-los. Mas, Deus mandou um anjo que lançou a serpente para longe deles e os ergueu.

Então a Palavra de Deus veio à serpente, dizendo: "Da primeira vez Eu te fiz loquaz e te fiz andar sobre teu ventre, mas Eu não te havia privado da fala. Agora, entretanto, sê muda; e não mais falará, tu e tua raça; porque da primeira vez a ruína das minhas criaturas aconteceu através de ti, e agora tu querias matá-las".

Então a serpente emudeceu, e não mais falou. E soprou um vento do céu por ordem de Deus e carregou a serpente para longe de Adão e Eva, jogando-a na beira do mar......Mas Adão e Eva......

//////////////